Aplicações


O aquecimento indutivo de materiais é uma parte integrante de diversos tipos de indústrias nas mais variadas aplicações como forjarias, autopeças, embalagens, indústrias aeronáuticas, petrolíferas, marítimas, ferroviárias, nano-partículas, odontológicas, farmacêuticas, plásticas, siderúrgicas, mineração, usina Sucro-alcooleiras e nos mais variados tipos de aplicações como ciência e pesquisas.

A cada dia novos campos de aplicações são desenvolvidos a Allducto oferece estas soluções com geradores com alta tecnologia, projetos e fabricação de indutores, consultorias.

Veja algumas aplicações:

Têmpera:
A têmpera tem como objetivo a obtenção de uma microestrutura que proporcione propriedades de dureza e resistência mecânica elevada. A peça a ser temperada é aquecida e em seguida é submetida a um resfriamento brusco, ocorrendo aumento de dureza.

35
36

Brasagem:
Brasagem é um processo térmico com o objetivo de proporcionar a junção ou revestimento de peças e materiais metálicos por meio um metal de adição em fusão, chamado meio de brasagem (sendo este um metal relativamente puro ou uma liga). Tal processo é realizado na maioria das vezes com o emprego de um meio fluxante (fluxo). Diferentemente da soldagem, o material de adição ou de brasagem é diferente e tem um ponto de fusão mais baixo do que o material de base que está sendo brasado. A temperatura de fusão do material de base não é atingida. Formas comerciais comuns do material de adição são arames, varetas, chapas, fitas, barras, pós, pastas ou ainda peças já conformadas.

A brasagem permite a junção de peças de metais completamente diferentes ou mesmo incompatíveis, como entre o titânio e o aço inoxidável.

24

Revenimento:
A têmpera tende a tornar o aço excessivamente rígido (pouca elasticidade) e frágil (pouca resistência ao choque) e a criar tensões internas, o que é corrigido pelo revenido, que consiste em reaquecer a peça temperada a uma temperatura inferior à da têmpera.

Forja:
O processo de forma tem como objetivo aumentar a temperatura do material para diminuir a resistência à deformação, utilizada nos processos de estampagem e extrusão.

Recozimento:
Tem por objetivo remover tensões devidas a tratamento mecânicos, diminuir a dureza, aumentar a ductilidade, regularizar a textura bruta de fusão, eliminar finalmente, o efeito de quaisquer tratamentos térmicos ou mecânicos a que o aço tenha sido submetido anteriormente.

Aquecimento:
O aquecimento de materiais por meio da indução tem as mais variadas aplicações, como montagens por interferência, cura, secagem, montagem de cabos elétricos, aplicações em laboratórios, centros de desenvolvimento, tratamento de câncer, dentre outros.

34

Cura:
A cura envolve qualquer processo onde o aquecimento é usado para catalisar ou iniciar mudanças na química e molecular a nível estrutural em polímeros como epóxi, poliéster e silicone, utilizado em montadoras de veículos e nos mais variados segmentos industriais.

Selagem / Vedação de embalagens:
Processo utilizado em indústrias de alimentos e farmacêuticas onde a rápida selagem é necessária entre a tampa e a embalagem do produto. Esta aplicação com tecnologia de indução resulta em um processo de alta confiabilidade de selagem, fácil integração em linhas de produção e alta velocidade de selagem.


Se a sua aplicação não está listada acima, temos o prazer em ajuda-lo:

Telefones: +55 (19) 3936-5514 | +55 (19) 3935-0693
e-mail: allducto@allducto.com.br